A capital baiana é destino certo para quem curte cultura, história, ótima gastronomia e praias lindas, é claro! A Cidade das Cores, como é conhecida a capital da Bahia, é um destino com uma energia ímpar, repleta de diversidade cultural e belezas naturais. Salvador encanta aos que a visitam com sua riqueza histórica e arquitetônica, pluralidade religiosa, danças, músicas, gastronomia e belíssimas praias. Quem gosta de viajar no tempo não pode deixar de começar um roteiro visitando o histórico Pelourinho e o bairro boêmio do Rio Vermelho, sendo impossível não visitar também a tradicional Igreja do Senhor do Bonfim e o farol da Barra.
Especialmente com o fundo para a Baía de Todos os Santos, não deixe de conhecer o Elevador Lacerda e Mercado Modelo, famosos cartões postais de Salvador. O Carnaval no Circuito Barra/Ondina, uma das maiores festas de rua do mundo, é um espetáculo a parte que atrai centenas de milhares de visitantes todos os anos.
Você terá muito o que visitar em Salvador, são muitos os pontos turísticos e as atrações culturais da cidade. Para te ajudar, reunimos algumas dicas!
- Melhores praias de Salvador: Independente de qual praia de Salvador você escolher para passar o seu dia, as belas paisagens são garantidas. Indicamos a praia do Farol da Barra, do Porto da Barra, de Itapuã (famosa pela música de Vinicius de Moraes), Ondina (conhecida por fazer parte do circuito do carnaval), e Buracão, no Rio Vermelho.
- Pelourinho: igrejas, museu e cultura: Construções de fachadas coloridas, muitas igrejas, o intenso vaivém de pessoas em meio a lojinhas e restaurantes… Tudo isso compõe o que conhecemos como a região do Pelourinho, quiça o ponto turístico mais importante de Salvador. E a Praça da Sé, no Pelourinho, foi revitalizada e aberta recentemente, tornando-se um lugar super convidativo para começar o passeio.
- Caminhada Salvador Negra: Se você quer conhecer o Pelourinho por completo, inclusive sua história e a importância da cultura preta na região, recomendo a Caminhada Salvador Negra.
- Basílica Nosso Senhor do Bonfim: Para os fiéis, vale esticar o passeio até a Basílica Nosso Senhor do Bonfim, que é do século 18, com traços de arquitetura neoclássica e rococó. Mas seu grande atrativo é a grade repleta de fitinhas coloridas que fica logo em frente.
- Mercado Modelo e Elevador Lacerda: A visita ao Mercado Modelo e Elevador Lacerda pode ser 2 em 1: pegue o elevador (a entrada custa apenas R$ 0,25, separe sua moedinha) para descer até o mercado. Nele, você encontra roupas, artesanato e doces – as cocadinhas são ótimas para comer e levar de presente! Quando estiver lá, não deixe de conferir também os restaurantes que ficam no andar superior, há ótimas alternativas para uma refeição ou lanche rápido.
- Museu de Arte Moderna da Bahia: Para um rolê mais “cultural” incluindo um pôr do sol incrível, vá ao Solar do Unhão, onde está o Museu de Arte Moderna da Bahia. O espaço abriga pinturas de artistas como Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti e Portinari.
- Farol da Barra: Antes mesmo de entrar, o Farol da Barra já impressiona. A construção é rodeada pelo mar e um belo gramado, onde a galera senta para relaxar e curtir o cenário. Uma delícia ficar um pouquinho de boa por ali curtindo o entorno. Depois, hora de entrar no monumento que é, na verdade, o Forte de Santo Antônio da Barra, que abriga tanto o Farol quanto o Museu Náutico da Bahia, que reconta a história da navegação e exibe vários equipamentos antigos. Sim, visita 3×1 de pontos turísticos de Salvador.